carregando

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Planejamento e Gestão

Objetivos Estratégicos (Lei nº 16.082, de 28/12/2015)

A dimensão estratégica do Plano Plurianual (PPA) 2016 – 2019 se expressa nas diretrizes e nos Objetivos Estratégicos, definidos pelo Governo do Estado de São Paulo. São quatro diretrizes, princípios gerais da própria atuação governamental, e 11 Objetivos Estratégicos. Estes englobam o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, com competitividade e criação de oportunidades; o desenvolvimento social, com qualidade de vida, equidade, justiça e proteção social; o desenvolvimento urbano e regional, com conectividade e diminuição das desigualdades entre pessoas e regiões; e a gestão pública, com inovação, eficiência e tecnologia a serviço do cidadão.

A consecução desses objetivos depende de inúmeros fatores e agentes, entre os quais a ação governamental. Assim, ao associar cada Objetivo Estratégico a um conjunto de indicadores capazes de acompanhar sua evolução, procura-se revelar a comportamento dos principais fenômenos sociais, econômicos e ambientais que ocorrem no Estado de São Paulo, sobre cujas trajetórias o Governo, diretamente, tem restrita capacidade de determinar, mas pretende influenciá-las por meio do PPA. Por tais razões os indicadores não estão associados a metas, mas a tendências esperadas, que podem ou não se materializar, a depender do comportamento dos múltiplos elementos que o influenciam, juntamente com atuação do Governo Estadual.

Esta seção disponibiliza ao visitante os Boletins de Conjuntura Socioeconômica e de Acompanhamento dos Objetivos Estratégicos, cujo intuito é: auxiliar a compreensão das estratégias que norteiam o PPA e que dão apoio à execução das políticas estaduais; evidenciar a associação entre o desempenho dos Programas e a evolução dos indicadores dos Objetivos Estratégicos; facilitar o acesso público a informações sobre a atuação do governo do Estado; tornar mais transparentes as informações sobre a realidade de São Paulo e sobre o uso dos recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros pela gestão pública estadual.

Acesse aqui os últimos dados dos objetivos estratégicos